quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Tenho que escovar a boca do meu bebê?

Dra. Alessandra Souza - Odontopediatra

Odontopediatra tira dúvidas dos pais sobre os cuidados com a saúde bucal da criança


Tanto pais de primeira viagem quanto os já experientes na aventura de criar um filho têm suas dúvidas quando o assunto é a higiene bucal da criança. 

Como fazer? Por onde começar? Qual a maneira correta? 
Para ensinar os pais a cuidarem dos dentinhos dos pequenos, a Odontopediatra, Dra. Alessandra Souza, do consultoria Dentista Só Pra Baixinhos, esclarece algumas dessas questões.

Dra. Alessandra Souza - Odontopediatra

Quando iniciar a higienização da boquinha da criança?

A profissional explica que os cuidados devem começar antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. “ Minha dica é começar a higienização da boca ainda bebê para evitar doenças inflamatórias causadas por fungos, como a candidíase oral, conhecida como ‘sapinho’ ”.

Para este cuidado, é indicado o uso de dedeiras dentais de silicone para recém-nascidos. “Elas facilitam a limpeza da gengiva da criança e são mais confortáveis. Além da prevenção, a manipulação da cavidade oral do bebê ajuda a criar um hábito de higiene, então a criança ficará mais acostumada com a mamãe e o papai mexendo em sua boquinha ’’. A especialista orienta que quando o primeiro dente começar a aparecer, os pais já podem iniciar a higienização com escovinha de cerdas especificas para essa fase e creme dental, já com flúor.

É recomendável usar flúor nos pequenos?

Antigamente, o uso do flúor era contraindicado por não haver evidências cientificas de que ele não traria malefícios gástricos à criança. Outro motivo era evitar fluorose, que é uma alteração no esmalte e dentina, que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes. A fluorose provoca a hipomineralização, causando manchas e, nos casos mais graves, perda de estrutura dental.

Hoje, vários estudos científicos foram realizados e a recomendação mudou. ‘‘ A Associação Brasileira de Odontopediatria e a Associação Americana de Pediatria, por exemplo, indicam o flúor desde os primeiros dentinhos do bebê, chamando a atenção para que os pais usem somente a quantidade indicada para cada idade. De 0 a 3 anos, a quantidade de pasta deve ser equivalente a 1/2 grão de arroz cru (0,05 gramas), de 3 a 7 anos é o equivalente a 1 grão de arroz cru (0,1 grama) e, acima de 7 anos, 1 grão de ervilha (0,3 gramas). Depois desta idade, os papais já podem utilizar os cremes dentais de adultos”.

Além da pasta de dente utilizada apropriada para fase, alguns outros cuidados devem ser observados na escovação infantil. “O ideal é que os papais comprem escovas que tenham cabeça pequena e cerdas bem macias”.

Quando começar a usar o fio dental?

Sobre o uso do fio dental, a profissional ressalta que também se deve começar cedo. “Os pais devem usar logo quando os dois primeiros dentinhos nascerem. O fio dental é importantíssimo para manter as "laterais" dos dentes sem nenhum resíduo alimentar”. De acordo com a Dra. Alessandra, estudos que mostram que a falta do fio dental nos dentes molares, localizados no fundo da boca, são a maior causa da cárie interproximal, aquela que fica escondida entre os dentes.

Quando levar ao dentista pela primeira vez?

‘‘Os bebês, mesmo sem dentinhos, devem ir ao odontopediatra, que é o profissional especializado na saúde bucal de bebês e crianças’’. A especialista afirma que na visita ao dentista infantil é avaliado todas as estruturas dos ossos da face dos pequenos, mucosa, freios e gengivas, para ver se estão nos padrões normais. ‘‘ Também é feito um teste da linguinha, para verificar uma possível "língua presa" e já realizar o tratamento adequado.’’, explica.

Se a criança leva um tombo e quebra o dentinho, o que fazer?

Os dentes são muito vascularizados e qualquer batida pode gerar um dano no dente e em sua estrutura. ‘‘Se acontecer um acidente, mesmo que seja um tombo aparentemente inofensivo, os pais devem procurar um dentista imediatamente. Os dentes podem vir a alterar a sua cor por conta do trauma, podem trincar, quebrar a coroa e até a raiz. Por isso, a importância de levar o pequeno ao especialista, para que sejam realizados testes de vitalidade no dentinho’’.

O que fazer quando os dentinhos começarem a cair?

Essa nova geração tem os dentinhos caindo cada vez mais cedo. Antigamente, com sete anos as primeiras janelinhas apareciam. Já hoje, com cerca de cinco anos, as crianças já perdem os dentinhos. Dra. Alessandra Souza recomenda aos pais ficarem de olho na criança para que ela não fique levando a mão suja na boca, tentando amolecer. ‘‘ Indico também que façam o acompanhamento dessa fase de troca junto ao odontopediatra, para que ele possa verificar se existe espaço suficiente para o novo dente que está nascendo’’.

Nesta fase, a dentista só para baixinhos orienta a retirada de vez da chupeta e mamadeira, que podem prejudicar o posicionamento do novo dente.

O próprio adulto pode arrancar o dente?

A dentista para baixinhos afirma que os adultos podem remover o dentinho somente quando ele estiver totalmente solto, para evitar uma possível fratura de raiz. Mas alerta: ‘‘ Extrações caseiras daquelas bem radicais, como amarrar no fio dental e bater na porta, por exemplo, não são indicadas!’’.

Até qual idade os pais devem escovar os dentes das crianças?

Segundo a Odontopediatra, os pais devem escovar os dentes dos filhos até os oito anos de idade. ‘‘ E é importante ficar de olho até passar aquela famosa fase da pré-adolescência, em que a criança não quer tomar banho e nem escovar os dentes, afinal, cuidar é um ato de amor!’’, finaliza Alessandra.

Sobre Dra. Alessandra Souza

Dra. Alessandra Souza é especialista e mestre em odontopediatria pela Associação dos Dentistas (ACDBS) e ortopedia funcional pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO). É pós-graduada em pacientes especiais e tem especialização em sedação consciente e inalatória. O seu consultório, Dentista Para Baixinhos, é voltado para o atendimento de gestantes e o público infantil.

Perfil no Instagram: www.instagram.com/dentistasoprabaixinhos/


Nenhum comentário: