quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Outubro Rosa

Durante o mês de outubro uma energia se movimenta para combater o câncer de mama, enquanto pessoas de vários lugares do mundo se mobilizam em prol da causa.



O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 1990 e atualmente é comemorado em todo mundo. O laço e a cor rosa simbolizam a luta contra o câncer de mama.

O Outubro Rosa tem como objetivo principal divulgar ações de prevenção aocâncer de mama. Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo, ele aparece de forma silenciosa, dificultando sua descoberta, mas, se descoberto a tempo, possui uma grande possibilidade de cura.

Além das informações referentes ao câncer de mama, o Outubro Rosa tem o objetivo de divulgar a mamografia e também o auto-exame. A mamografia é um procedimento clínico, realizado por um ginecologista, recomenda-se que mulheres a partir dos 35 anos façam uma mamografia por ano. O outro procedimento divulgado pelo Outubro Rosa é o auto-exame, podendo ser feito desde que menina entra na puberdade, consiste em apalpar os seios em toda sua extensão (do bico á axila) para verificar se existe alguma alteração, caso isso seja constatado é recomendado que a mulher procure o médico o mais breve possível.

É necessário esclarecer que o auto-exame não substitui a importância da mamografia, principalmente na faixa etária a partir dos 40 anos, onde o índice de câncer de mama é maior. Mesmo assim,fica claro a importância de nós mulheres nos apropriamos de nossos corpos, nos tocarmos, nos cuidarmos, para que possamos previnir doenças futuras.

Por isso, PREVINAM-SE, TOQUEM-SE!

Obs: Essa campanha é voltada para mulheres devido o número de casos do câncer ser maior, mas HOMENS também podem vir a ter câncer de mama, por isso qualquer alteração na mama masculina também devem ser verificadas.








Nenhum comentário: